Anathema – O otimismo está de volta! Latin America Tour 2017

 

anathema - the optimist

Foto: Divulgação

 

Era domingo, 14 de agosto de 1994 e o novatos da banda inglesa Anathema fariam sua estréia no Brasil no festival BHRIF(BH Rock Independente Fest). Nessa época ainda em início de carreira estavam a divulgar seu primeiro álbum “Serenades”, qual foi lançado no Brasil pela gravadora “Cogumelo rec.”, então “Mushroom rec.” para os lançamentos das bandas gringas.

Foram dois shows, um acontecendo na praça da estação(dentro do festival), e outro posteriormente no extinto “Caverna” hoje “Matriz”. Me lembro bem desses eventos mesmo depois de vários anos pois o Anathema é uma banda qual gosto muito! Com seu estilo calcado no Doom Metal sendo bem difundido na Inglaterra à época com nomes tais como: Paradise Lost, My Dying Bride, Cathedral, entre outras, e o Anathema foi a primeira a chegar até nós.

Anathema que é liderado pelos irmãos Vincent, Danny e Jamie Cavanagh  nos dias atuais está na ativa a quase 30 anos nos dando música de ótima qualidade.  A formação, assim como a sonoridade era muito diferente em 1990 quando começaram e contavam com o excelente vocalista Darren White, (que veio na tour de 1994 pelas Brasil) com seu vocal potente e versátil dando muita qualidade e direcionamento para a banda de Doom Metal que eram então em seu início de trajetória.

Os shows em Belo Horizonte foram memoráveis, principalmente o segundo na casa de shows, pois o clima mais intimista era o que precisava para uma banda iniciante que tocava “Welcome to Hell” do Venom! Em 1994 eles vinham apresentando seu ótimo disco Serenades e o tocaram com maestria como se já fossem veteranos na cena, principalmente Vincent que demonstrava toda sua técnica na guitarra em ótimos passagens melódicas e solos pontuais.

Em suma, Anathema veio para ficar!

 

“Se o Joy Division viesse algum dia a ser reformado como uma banda de metal, o produto final haveria de soar como o Anathema. Vocais petrificados, ambiências e letras capazes de emular a morbidez dos poetas românticos são os elementos-chave desta que é, sem dúvida, uma das mais singulares formações da cena inglesa.”

                                                                                                           ARTHUR G. COUTO DUARTE

Anathema

Foto: Divulgação

BHrif

Foto: Divulgação

 

23 anos após, o Anathema então estabelecidos na indústria musical com vários grandes álbuns e mudanças de sonoridades, o que acho normal, pois nesse percurso de 23 anos as coisas naturalmente tendem a se modificar, e a mudança não foi para pior, e sim para algo mais intrigante e com sonoridades diversas desde o começo Doom Metal, foram se extendendo para o Rock Progressivo e a música Eletrônica.

A banda cunhou grandes discos como “Alternaive 4”, esse com uma “pegada” dos grandes ídolos Pink Floyd, “Judgement”, pesado e melódico, bem dosado! A fine Day To Exit, entrando na fase experimental com eletrônico e o grande hit “Panic”.

A banda estava entrando nos anos 2000 com pé direito!

Em “We’re Here Because We’re Here”, de 2010 a então jovem Lee Douglas entra para dar o direcionamento que a banda estava preocupando. Com seu lindo vocal melódico e muito técnico ela veio com aquele toque que a banda necessitava, e entraram no caminho definitivo com melodias certas e emocionantes que privilegiavam seus vocais encantadores, culminando no incrível disco: “Weather Systems” com as ótimas músicas:  Untouchables parts 1 e 2, que invariavelmente estão presentes em suas apresentações.

No ano que voltam se apresentar em Belo Horizonte, acredito que a banda editara seu disco mais legal desde “Judgment”. The Optimist, nos deixa muito otimistas para a grande apresentação que veremos dia 13 de agosto no pequeno mas aconchegante “Granfinos” e nossas amigos da Cidade de São Paulo no dia anterior no Carioca club.

A banda já havia tocado por em São Paulo em 2013 e também em anos antoeriores com casa lotada e ótimos setlists, mas em Belo Horizonte permaneceram ausentes.

Esperamos que após esse ano as coisas sejam diferentes e que retornem diversas vezes, pois o público mineiro está ansioso com a chegada do mês de agosto, o mês do “cachorro louco” e a cada novo lançamento Anathema nos deixa ainda mais empolgados e enlouquecidos com eles!

A produção em Beagá ficou por conta das produtoras: MS BHz e da EV7 Live, que em conjunto trazem essa lenda da musica contemporânea para nós!

últimos ingressos disponíveis pelos sites da Central dos Eventos e Sympla.

Corram, se não ficaram de fora!

 

19656984_1498921873511842_678753740407140693_n.jpg

 

Deixe um comentário